04 de Março de 2022

Prezados(as) Estudantes,

 

O projeto "Acompanhamento e Auxílio da implementação do Novo Ensino Médio no Recanto das Emas" está com Chamada Pública aberta para novos(as) extensionistas. O projeto ocorrerá ao longo de 2022, e há vaga para 1 bolsista e 1 voluntário(a), todos(as) estudantes das licenciaturas.

 

O período de inscrição é de 04 a 12 de março. Mais informações sobre o projeto e como se inscrever para participar do processo de seleção clique aqui.

Resultado provisório

Resultado consolidado

  

Atenciosamente,

 

Khalil Portugal

Instituto de Física

Prezados(as) Estudantes,

 

O projeto "Acompanhamento e Auxílio da implementação do Novo Ensino Médio na Estrutural" está com Chamada Pública aberta para novos(as) extensionistas. O projeto ocorrerá ao longo de 2022, e há vaga para 1 bolsista e 1 voluntário(a), todos(as) estudantes das licenciaturas.

 

O período de inscrição é de 04 a 12 de março. Mais informações sobre o projeto e como se inscrever para participar do processo de seleção clique aqui.

Resultado provisório

Resultado consolidado

 

 Atenciosamente,

 

Khalil Portugal

Instituto de Física

Prezados(as) Estudantes,

 

O projeto "Acompanhamento e Auxílio da implementação do Novo Ensino Médio no Paranoá" está com Chamada Pública aberta para novos(as) extensionistas. O projeto ocorrerá ao longo de 2022, e há vaga para 1 bolsista e 1 voluntário(a), todos(as) estudantes das licenciaturas.

 

O período de inscrição é de 04 a 12 de março. Mais informações sobre o projeto e como se inscrever para participar do processo de seleção clique aqui.

Resultado provisório

Resultado consolidado

 

 Atenciosamente,

 

Khalil Portugal

Instituto de Física

Prezados(as) Estudantes,

 

O projeto "Acompanhamento, Auxílio da implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal" está com Chamada Pública aberta para novos(as) extensionistas. O projeto ocorrerá ao longo de 2022, e há vaga para 1 bolsista e 1 voluntário(a), todos(as) estudantes das licenciaturas.

 

O período de inscrição é de 04 a 12 de março. Mais informações sobre o projeto e como se inscrever para participar do processo de seleção clique aqui.

Resultado provisório

Resultado consolidado

 

Atenciosamente,

 

Khalil Portugal

Instituto de Física

14 de Janeiro de 2022

Caríssimos,

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC) da UnB está com processo seletivo aberto para os cursos de mestrado e doutorado. O edital de seleção já está disponível no endereço:
 
 
Inscrições serão aceitas até o dia 31/01/2022.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco por e-mail!
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Atenciosamente,
Prof. Paulo R M Lima Junior
Coordenador do PPGEduC UnB

07 de Dezembro de 2021

02 de Dezembro de 2021

 

O Instituto de Física torna pública a resolução Nº008/2021 sobre as condições de acesso, uso e permanência dos espaços físicos do IF enquanto perdurar a pandemia da Covid-19. E de acordo com a resolução do CEPE 123/2021 que dispõe sobre a progressão para Etapa 2 da retomada de atividades da UnB, o Conselho do IF estabeleceu as regras para o retorno das atividades presenciais do Instituto para fins administrativos, técnicos e acadêmicos.

 

A resolução considera como espaços físicos do IF, os locais do ICC, lado B, compreendidos entre a viga 363 e 393 no mezanino, 252 e 429 no andar térreo e 240 e 381 no subsolo, que compreendam salas de aula e de programas, gabinetes de professores, laboratórios de pesquisa, ensino e extensão, áreas administrativas e auditórios. 

 

Para ingresso e permanência nas dependências e nos ambientes físicos do IF será necessário o comprimento das seguintes medidas de segurança e prevenção ao contágio da COVID-19:

 

  • Será obrigatória utilização  adequada de máscaras. Preferencialmente as máscaras cirúrgicas duplas, N95 ou PFF2;
  • Será obrigatória a comprovação de vacinação completa contra Covid-19 para entrada em salas, laboratórios, espaços administrativos e auditórios;
  • A Higienização das mãos antes e depois do manuseio de materiais e equipamentos de uso coletivo; 
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar aglomeração nas dependências das copas e banheiros;
  • Manter o distanciamento físico mínimo de 1,5 m (um metro e meio) durante a utilização dos ambientes e equipamentos coletivos;
  • Higienização das mãos antes e após se alimentar;
  • Acessar as copas somente por necessidade específica, sob o controle da copeira, de forma individual e pelo tempo minimamente necessário.

 

O acesso e a permanência aos Laboratórios de Ensino do IF será permitido de acordo com os seguintes requisitos:

 

  • Apresentação, nas primeiras semanas de aula, do comprovante de vacinação completa contra Covid-19 há mais de 15 dias, emitido pelo aplicativo ConecteSUS. Sem este comprovante, a entrada será proibida;
  • Permanência no espaço exclusivamente durante a realização de sua aula, quando lhe couber participação presencial e não remota, conforme explicado no Plano de Ensino da disciplina e elucidado pelo docente no primeiro dia de aula; 
  • Caso seja estritamente necessário usar o espaço em outro momento que não durante sua aula, proceder ao agendamento junto ao técnico do laboratório para verificação dos horários disponíveis, caso existam, e da lotação máxima do espaço;
  • Observação da lotação máxima de cada espaço, afixada em local visível;
  • Não consumir bebidas ou alimentos nos laboratórios.

 

O acesso e permanência aos Laboratórios de pesquisa e salas destinadas ao uso de programas de extensão como PET, PIBID, residência pedagógica e experimentoteca, só será permitido mediante autorização dos professores responsáveis (tutores/coordenadores), obedecendo a lotação máxima e o distanciamento social. As salas  poderão ser 

 

Será permitido o uso do auditório do IF poderá ser utilizado para, bancas de trabalho de conclusão de curso, mestrado, doutorado e concurso de professores, desde que observadas as regras de segurança sanitárias. Também será permitido para a realização de eventos presenciais, todavia será necessária a indicação de todo o mobiliário e locais a serem utilizados, haja vista o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio). Aulas, testes e provas são vedados neste espaço enquanto perdurar o período de emergência sanitária.

 

É preciso que todos nos preparemos para o retorno das atividades presenciais, pensando no bem estar coletivo.

 

Para ler a Resolução na íntegra clique aqui.

 

 

 

 

 

Publicado em 02/12/2021

Às 15:52

 

Escrito por: Arthur Muma

Estagiário de Comunicação do Instituto de Física da UnB

 

Caros alunos,

 

 

Em reunião no dia 29/11/2021 o Conselho do IF aprovou resolução que dispõe sobre as condições de acesso, uso e permanência nos espaços físicos do Instituto de Física enquanto perdurar a pandemia da Covid-19. O artigo 3º da Resolução estabelece as seguintes regras gerais:

 

I - É obrigatória a utilização adequada de máscaras para ingresso e permanência nas dependências do IF. Recomenda-se fortemente o uso de máscaras cirúrgicas duplas, N95 ou PFF2;

 

II – É obrigatória a vacinação completa contra Covid-19 para ingresso, uso e permanência nas dependências do IF/UnB;

 

III – A entrada em salas, laboratórios, espaços administrativos e auditórios serão autorizadas mediante apresentação de documentação que comprove a vacinação completa.

 

No Plano de contingência do IF, os Laboratórios de Ensino foram considerados aptos a receber os alunos a partir do semestre 02/2021, numa proposta de ensino híbrido em consonância com a Etapa 2 da UnB. Estes ambientes terão a entrada restrita a pessoas com o esquema vacinal completo a mais de 14 dias. Os estudantes devem comprovar tal situação apresentando ao docente responsável por sua turma o comprovante de imunização completa emitido pelo site ou aplicativo ConecteSUS, na primeira aula com atividade presencial. Estudantes não vacinados não serão permitidos dentro dos Laboratórios de Ensino, por isso recomendamos que não façam matrículas nas turmas indicadas como semipresencial. Essa indicação aparece no SIGAA no local indicado para as aulas. O Colegiado de Cursos de Graduação e Extensão ainda deliberará sobre como serão tratados os casos de estudantes que não estejam com o esquema vacinal completo e outros casos omissos.

 

A proposta de ensino híbrido, para as disciplinas experimentais, será executada com parte das atividades presenciais e parte das atividades remotas. Nas atividades presenciais os estudantes realizarão os procedimentos para a coleta de dados e, em atividades remotas farão as análises de dados e elaboração dos relatórios. O detalhamento das atividades estará no plano de ensino de cada disciplina uma vez que a forma como as atividades serão desenvolvidas depende da ocupação máxima definida para cada sala, no plano de contingência do IF, e do número de alunos matriculados na turma.

 

As turmas ofertadas com 30 vagas ou mais terão as atividades desenvolvidas em salas com ocupação limitada a 20 alunos. Nessas turmas as atividades serão realizadas em sistema de rodízio. Numa dada aula (semana) parte dos alunos realiza a atividade presencial enquanto outra parte realiza a atividade remota. Na aula (semana) seguinte, o grupo que realizou atividade presencial realiza a atividade remota e vice-versa.

Outros esclarecimentos serão dados pelos professores nas salas virtuais das turmas no SIGAA.

 

 

 

 

Publicado em 02/12/2021

Às 15:46

 

Escrito por: Arthur Muma

Estagiário de Comunicação do Instituto de Física da UnB

19 de Novembro de 2021

A Universidade de Brasília torna público o edital de seleção pública simplificada para professor substituto para o Instituto de Física.

 

O processo seletivo irá ofertar 01 (uma) vaga para professor temporário e formará cadastro reserva. Para participar é preciso o título de Bacharel ou Licenciado em Física e também o título de Mestre nas áreas de Física, Ensino de Física ou Ensino de Ciências. O valor total da remuneração será de R$ 4.304,92, referente a carga horária de 40 horas.

 

As inscrições terão início no dia 22 de novembro de 2021 (Segunda-feira) e encerram no dia 03 de dezembro de 2021 (Sexta-feira) e poderão ser realizadas no módulo SIGRH através do link (https://sig.unb.br/sigrh/public). Para saber mais detalhes de como se inscrever leia o edital.

 

A avaliação será realizada em quatro etapas:

 

1 - Prova de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório;

2 - Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório;

3 - Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;

4 - Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório;

 

Serão aceitas apenas as inscrições que estejam de acordo com o edital.



Para ler o edital clique aqui.

 

 

 

 

 

 

Publicado em 19/11/2021

Às 18:20

 

Escrito por: Arthur Muma

Estagiário de Comunicação do Instituto de Física da UnB

12 de Novembro de 2021

O Instituto de Física (IF) torna público o processo de Adesão de Professor Voluntário para o segundo semestre de 2021 (2°/2021), com início previsto para janeiro de 2022.

Será obrigatório o mestrado ou doutorado na área de Física ou Ensino de Física e áreas afins.

Mais informações em: Processo de Adesão de Professor Voluntário do IF.

 

Publicado em 12/11/2021

Às 15:53

 

Escrito por: Arthur Muma

Estagiário do Instituto de Física da UnB