Caros alunos,

Em reunião no dia 29/11/2021 o Conselho do IF aprovou resolução que dispõe sobre as condições de acesso, uso e permanência nos espaços físicos do Instituto de Física enquanto perdurar a pandemia da Covid-19. O artigo 3º da Resolução estabelece as seguintes regras gerais:

I - É obrigatória a utilização adequada de máscaras para ingresso e permanência nas dependências do IF. Recomenda-se fortemente o uso de máscaras cirúrgicas duplas, N95 ou PFF2;

II – É obrigatória a vacinação completa contra Covid-19 para ingresso, uso e permanência nas dependências do IF/UnB;

III – A entrada em salas, laboratórios, espaços administrativos e auditórios serão autorizadas mediante apresentação de documentação que comprove a vacinação completa.

No Plano de contingência do IF, os Laboratórios de Ensino foram considerados aptos a receber os alunos a partir do semestre 02/2021, numa proposta de ensino híbrido em consonância com a Etapa 2 da UnB. Estes ambientes terão a entrada restrita a pessoas com o esquema vacinal completo a mais de 14 dias. Os estudantes devem comprovar tal situação apresentando ao docente responsável por sua turma o comprovante de imunização completa emitido pelo site ou aplicativo ConecteSUS, na primeira aula com atividade presencial. Estudantes não vacinados não serão permitidos dentro dos Laboratórios de Ensino, por isso recomendamos que não façam matrículas nas turmas indicadas como semipresencial. Essa indicação aparece no SIGAA no local indicado para as aulas. O Colegiado de Cursos de Graduação e Extensão ainda deliberará sobre como serão tratados os casos de estudantes que não estejam com o esquema vacinal completo e outros casos omissos.

A proposta de ensino híbrido, para as disciplinas experimentais, será executada com parte das atividades presenciais e parte das atividades remotas. Nas atividades presenciais os estudantes realizarão os procedimentos para a coleta de dados e, em atividades remotas farão as análises de dados e elaboração dos relatórios. O detalhamento das atividades estará no plano de ensino de cada disciplina uma vez que a forma como as atividades serão desenvolvidas depende da ocupação máxima definida para cada sala, no plano de contingência do IF, e do número de alunos matriculados na turma.

As turmas ofertadas com 30 vagas ou mais terão as atividades desenvolvidas em salas com ocupação limitada a 20 alunos. Nessas turmas as atividades serão realizadas em sistema de rodízio. Numa dada aula (semana) parte dos alunos realiza a atividade presencial enquanto outra parte realiza a atividade remota. Na aula (semana) seguinte, o grupo que realizou atividade presencial realiza a atividade remota e vice-versa.

Outros esclarecimentos serão dados pelos professores nas salas virtuais das turmas no SIGAA.

Publicado em 02/12/2021

Às 15:46