O IF torna público o Plano de contingência para a retomada das atividades presenciais no Instituto de Física. Este documento contempla as diretrizes para o uso adequado e seguro dos laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, salas do PET, gabinetes de professores, salas de alunos e áreas administrativas do Instituto.

Foto de Max Fischer no Pexel

Os espaços foram avaliados e classificados de A a C, onde A representa o nível de menor complexidade de medidas a serem adotados para utilização dos ambientes, B nível médio de complexidade e C alto nível de complexidade. Para conferir a tabela de classificação de todos os espaços do instituto leia o Plano de contingência.

Para utilização dos espaços do IF será obrigatório:

• Apresentação de comprovante de vacinação completa emitida pelo site ou aplicativo ConecteSUS;

• A Utilização adequada da máscara cobrindo a boca e o nariz. Preferencialmente as máscaras N95, ou cirúrgicas duplas PFF2. Haverá disponibilidade de máscaras descartáveis em caso de incidentes que obriguem a pessoa a trocar sua máscara e não tenha uma sobressalente;

• Respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m entre uma pessoa e outra. E respeitar a capacidade de carga dos ambientes;

• Manter as portas e janelas abertas de modo a favorecer a ventilação natural;

• Realizar a higienização das mãos antes e após a utilização de equipamentos de uso comum e

• Informar a coordenação do curso em caso de suspeita de infecção de Covid-19.

Em caso de suspeita de Covid-19, a pessoa deve notificar à Coordenação de Atenção e Vigilância em Saúde (CoAVS/DASU/DAC/UnB) em formulário próprio disponível em https://coavs.unb.br/notifica. E também a coordenação do IF através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No caso de servidor ou docente, a comunicação deve se dar também junto à sua chefia imediata. No caso de estudante do IF, o mesmo deve informar ao professor da disciplina semipresencial.

A pessoa com suspeita deve ser afastada imediatamente das suas atividades por um período de 14 dias a partir do início dos sintomas. Em caso da confirmação da Covid-19, serão comunicados todos aqueles que tiveram contato com a pessoa infectada será recomendada quarentada de 14 dias.

Atualmente o IF conta com totens de álcool em gel espalhados por suas redondezas, placas lembrando a importância do distanciamento, além de ventiladores ou exaustores como suporte a ventilação dos ambientes sendo eles fixos ou portáteis. E sempre que possível será dada prioridade a realização das atividades de maneira remota.

Para ler o Plano de contingência na íntegra Clique aqui.

Publicado em 21/01/2022