É com estarrecimento e perplexidade que assistimos às invasões terroristas e à dilapidação de prédios republicanos brasileiros neste domingo, 8/1, no Distrito Federal.

O Instituto de Física da UnB não possui direcionamento partidário, pois congressa professores e funcionários das mais diversas correntes de pensamento. Entretanto, mantém-se de maneira intransigente na defesa da democracia brasileira. Nesse sentido, a Constituição Federal é clara:

Terrorismo na CF 88 - IV – “sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com violência, grave ameaça a pessoa ou servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meio de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodoviárias, hospitais, casas de saúde, escolas, estádios esportivos, instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais, instalações de geração ou transmissão de energia, instalações militares, instalações de exploração, refino e processamento de petróleo e gás e instituições bancárias e sua rede de atendimento”.

Define-se, ainda, Terrorismo, como sendo “Maneira de estabelecer uma vontade através do uso contínuo do terror. Utilização organizada e metódica da violência com propósitos políticos, normalmente por meio de atentados, buscando desorganizar a sociedade (...)”.

E, finalmente, define-se Terrorismo Doméstico como sendo “aqueles atos em que o agente é um nacional de um Estado agindo contra seu próprio Estado”.

Não há, pois, espaço para tergiversações. O que ocorreu neste dia foi um ato de terrorismo, sem que este tenha sido debelado, ainda que amplamente previsto, pelas forças policiais do Distrito Federal. Isso é inadmissível!

A sociedade espera a rigorosa apuração e a exemplar punição de todos os responsáveis, com a enfática reafirmação da democracia e dos poderes legitimamente constituídos.

O Instituto de Física da UnB, como parte da organização do Estado Democrático de Direito, vigente neste País, não poderia se eximir, ou mesmo acovardar-se, de lançar suas mais profundas manifestações de repúdio frente a isso que irá manchar nossa Democracia por muitos anos vindouros.

Direção do IF/UnB

Publicado em 09/01/2023